quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A OPOSIÇÃO

CÃO: Já reparaste que agora estão a discutir o aumento do salário mínimo?
PINCHA:
Como não têm nada mais que dizer… Há um ano, todos os oposicionistas e sindicalistas queriam um salário mínimo maior do que o actualmente proposto. Agora que o Governo propõe fazer aquilo que já tinha combinado, logicamente, os oposicionistas tem de se opor. Se o salário mínimo não tivesse sido aumentado por causa da crise, também se teriam oposto às medidas do Governo. É a função da oposição quando não tem a capacidade de se opor com medidas válidas e eficazes. Se tivessem… seria tão bom!!!

CÃO: É quase «noite» às seis da tarde. Custa um pouco, especialmente quando temos claridade mais cedo do que necessitamos dela.
PINCHA:
Já te esqueceste que, há uma dezena de anos, era quase noite quando as crianças tinham de ir para a escola? Foi o grupo dos «fala-baratos» actuais que impôs estas medidas juntamente com a Terça-feira de Carnaval. Felizmente as coisas mudaram. Para não andares a refilar, seria bom que a hora de Verão mudasse no fim do Verão de S. Martinho para ser iniciada em princípios de Março, quando o sol já nasce cedo.

CÃO: Não achas que a produtividade também poderia beneficiar com isso?
PINCHA:
Com toda a certeza. Desde que se pudesse trabalhar mais tempo com luz natural, maior seria a economia na electricidade. Mas isso pode não querer dizer coisa alguma aos nossos «políticos» ou «governantes». As «medidas de fachada» são mais importantes.

CÃO: E as passeatas do Sócrates?
PINCHA:
Passear, todos passeiam quando e quanto podem. Há sempre justificações. Venha o primeiro desmentir-me.

CÃO: O Primeiro Ministro?
PINCHA:
Não, o primeiro governante de direita, esquerda, centro, canto, periferia ou qualquer outra localização. Quando se apanham com a mão na massa e com a massa na mão, poucos deixam de «mudar». Não vi qualquer excepção. Não te lembras que enquanto Deus estava em toda a parte Mário Soares já lá tinha estado antes? As proporções é que são diferentes. Mas, desde que, sacrificando-se nessas viagens «a bem da nação» façam alguma coisa para beneficiar a «população» podem ter o beneplácito dos que bem precisam de «levantar a cabeça» nesta terra que é rica de recursos que são tão mal e desigualmente explorados! Se não tivermos cuidado, qualquer dia, pode estar mais alguém a explorar esta terra bem interessante. Esperemos que não sejam os vizinhos que devem estar de olho em muitas coisas.

CÃO: Estou a lembrar-me, a propósito, daquela exploração que houve em tempos, perto de Odemira, em que um estrangeiro até foi ajudado com fundos públicos para «dar com os burrinhos na água» depois de gastar rios de dinheiro. Suponho que os oposicionistas direitistas já se esqueceram disso! O que é feito desse processo?
PINCHA:
A mim não beneficiou! Estou cada vez mais pobre, sempre à espera de melhores dias
desde o 2 de Maio de 1974.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espera que vais ganhar muito com isso!
Vais «durar» 300 anos?