sábado, 25 de outubro de 2008

A GOVERNAÇÃO ACTUAL

CÃO: O que dizes do comentário feito ao teu post sobre MILAGREIROS E TRAPACEIROS?
PINCHA:
Até certo ponto, acho justo.

CÃO: E a governação de Sócrates?
PINCHA:
Até certo ponto, concordo.

CÃO: Então achas que o Sócrates faz bem!
PINCHA:
Não disse isso. Disse que Sócrates, até certo ponto, não faz mal, especialmente em comparação com o que os outros fizeram no passado e com o que se pode fazer nesta conjuntura de apertos financeiros. É uma avaliação relativa.

CÃO: Não faz mal em tudo?
PINCHA:
Não. Na Justiça deixa muito a desejar porque ela tarda e é pouco eficaz, deixando os ricos e poderosos quase impunes. Para estes, há sempre desculpas e subterfúgios. Tu podes abrir os olhos para os jornais que podes ir lendo melhor do que eu quando te aproximas dos bancos dos jardins onde os reformados se sentam. Também podes ouvir as suas conversas que devem ser muito elucidativas.
Ouve se eles falam bem da Saúde que não têm e que não lhes é conservada condignamente para poderem ter uma vida aceitável. As Obras Públicas estão a reconsiderar, saudavelmente, os seus planos de investimento, absolutamente necessários para revitalizar a nossa economia. Boa opção. A Educação necessita de mais pulso nos agentes de educação e nos meios que são postos ao seu dispor. Menos «intelectualismos» e mais acção. É necessária mais intervenção educativa, menos burocracia e pouco facilitismo em alguns casos. Desenvolver a «massa cinzenta» é muito importante e motor de progresso. Senão, qualquer dia, somos amplamente ultrapassados por aqueles que conseguem exportar massa cinzenta muito mais barata. Essa massa cinzenta não é avaliada? Observa só todo o Oriente a despontar para o futuro.

CÃO: Já falaste nas avaliações...
PINCHA:
Mas vou acrescentar que existe mais gente que concorda com elas, desde que sejam mais rigorosas, honestas, públicas e objectivas. Vê lá se na China, Índia e ainda em muitos países do Ocidente não existem avaliações. Os professores devem ajudar a aprender e não impor as suas concepções. Não chega distribuir diplomas. O que deve ser avaliado é esse impacto na aprendizagem do aluno.

CÃO: O que dizes mais acerca da governação de Sócrates?
PINCHA:
Desde o 25 de Abril, isto é, desde o 2 de Maio, como já disse em conversas anteriores, venho ficando cada vez mais desiludido com os intelectuais e ideólogos que se arrogaram ao direito de governar o país com o nosso beneplácito. Fizeram asneiras sobre asneiras até nos afundarmos de tanga, no pântano, dando largas à prepotência e ao despesismo, criando muitos «endinheirados» à custa do erário público e descurando dos anseios e direitos mais legítimos da população. O que interessa na governação é o pragmatismo com ideias novas e realizáveis, sem ideologias que envenenam e alienam. A honestidade e a consideração pelo povo é indispensável. Os cartões de crédito para os gestores e quejandos são um emblema de marca do se passou! Olhar para o futuro é mais importante do que só até à ponta do nariz. Embora nos últimos tempos eu não esteja bem de finanças, parece que, na totalidade, não estamos tão mal como anteriormente, embora sempre «na mão de baixo»…

CÃO: Agora não posso falar mais contigo porque tenho de me preparar para ouvir a Grande Entrevista que Judite Sousa vai ter com Marques Mendes na RTP 1.
PINCHA:
Então. Até outra vez. Julgo que teremos muita coisa para discutir depois dessa entrevista que deve servir para vender o seu livro. Vou ver se me entretenho a preparar o post a ser publicado nos próximos dias com esta nossa conversa.

Sem comentários: