quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OS CASAMENTOS DOS SARILHOS

CÃO: Bom Dia! Bons olhos te vejam. Estás com cara de preocupado.
PINCHA:
Talvez um pouco.

CÃO: Ontem não ficaste satisfeito com a tomada de posse do Barraca Abana?
PINCHA:
Com certeza que fiquei.

CÃO: Assim, pelo menos já não temos mais Embusteiros nem Flibusteiros. Pode ser que, pelo menos, as guerras tenham tendência a diminuir, se não puderem ser acabadas de vez.
PINCHA:
Este também é o meu desejo. A composição das pessoas do seu Gabinete, escolhidas entre as mais diversas tendências, é fantástica. Além disso, nem o seu mais feroz «inimigo» das campanhas foi desprezado. Poucos seriam capazes de ter um gesto tão nobre. Faço votos por que essas pessoas e as que se dizem humanas, racionais e mais inteligentes do que tu, comecem a agir e viver melhor do que os teus semelhantes.

CÃO: A gente também se zanga mas só quando, indevidamente, nos tiram o osso ou não deixam dar a «volta de demarcação e reconhecimento» de vez em quando.
PINCHA:
Admiro em vocês não serem tão gananciosos como os humanos. Lá nisso tenho de vos render as minhas homenagens.

CÃO: É preciso ter paciência. Mas o que mais me enterneceu ontem foi o discurso do Presidente no sentido da concórdia e do entendimento através do diálogo, compreensão mútua e cedências de parte a parte. Ouviste e viste o grupo de músicos de diversas raças ou etnias? Foi tão simpático!
PINCHA:
Também achei quase comovente mas fiquei sem saber a razão porque houve uma falha.

CÃO: Qual? Não viste que havia nesse agrupamento musical preto, branco, amarelo, hispânico?
PINCHA:
Vi lá perfeitamente aqueles que com o seu suor, sangue, lágrimas, sacrifícios, desesperos, sobrancerias, humilhações e angústias ajudaram a «construir» quase uma nova civilização.

CÃO: Se viste, não ficaste satisfeito?
PINCHA:
Fiquei satisfeito em parte.

CÃO: Então qual a tua discordância?
PINCHA:
Os que lá estavam ajudaram a «construir» o país numa terra que já lá existia. De quem? Não tinha dono? Qual a razão de não estar lá o dono dessas propriedades que os outros apenas valorizaram? Se estivesse lá um representante desses donos seria a cereja em cima do bolo. Compreendes a minha insatisfação por não conseguir ver lá um pele-vermelha?

CÃO: Assim compreendo. Mas… e a tua preocupação?
PINCHA:
A minha grande preocupação é o Cardeal Patriarca não ter conseguido prevenir Miquelina, em tempo oportuno, a não se casar com um muçulmano.

CÃO: Porquê?
PINCHA:
Porque agora, nem Alá sabe os sarilhos em que ela se meteu como Primeira Dama.

2 comentários:

Político Interveniente Apartidário disse...

Nenhum deles é muçulmano na actualidade.

Anónimo disse...

Já temos mais um padreca a meter o bedelho onde não é chamado!
Até parece que não existem mais religiões.