domingo, 4 de janeiro de 2009

FELIZ ANO DE 2009!

CÃO: Bom Ano Novo.
PINCHA:
Só se for para ti.

CÃO: Porquê?
PINCHA:
Não ouviste o Presidente da República dizer que iríamos ter maus momentos?

CÃO: Ele e outros disseram que iríamos sofrer as consequências dos desmandos dos últimos 8 anos de governação.
PINCHA:
Se são consequências, quer dizer que a governação foi anterior em pelo menos 2 anos!

CÃO: É lógico, porque as consequências dos disparates seguem-se aos mesmos.
PINCHA:
Se a governação actual é má, quem esteve há 10 anos no governo?

CÃO: Estou a lembrar-me que é capaz de ter sido o sucessor do pai do «monstro».
PINCHA:
E os disparates de quem esteve no Ambiente há anos também se foram notando posteriormente às medidas «no papel». Parece que julgam que «legislar» resolve tudo e que não é necessário que «todos» cumpram a lei.

CÃO: Estás a falar nas caixas de correio entupidas com propaganda inútil e indesejada a ponto do correio normal ir parar à rua?
PINCHA:
Existe legislação «para inglês ver» mas que não se cumpre. Até os distribuidores se dão ao luxo de retirar as etiquetas «só correio endereçado» ou «não desejamos publicidade» para mostrar que não existe qualquer indicativo de rejeição da sua «propaganda».

CÃO: Estás a fazer lembrar-me dos PDM que se alteram conforme as circunstâncias e os «beneficiários».
PINCHA:
Mas isso é «interesse nacional», «de alguns», «em certos momentos».

CÃO: É por isso que existe tanta «corrida» para os tachos da Assembleia de República e do Governo! E depois, os diversos «arranjinhos».
PINCHA:
São uns sacrificados. É por isso que são permitidas as acumulações! É para não morrerem de fome e de cansaço enquanto trabalham «para o povo».

CÃO: E achas que a alteração do estatuto dos Açores está conotada com isso?
PINCHA:
Não sei. Mas o Presidente da República teve tempo e meios para evitar «constitucionalmente» que o mesmo não tivesse a actual forma final. Todos os partidos não votaram inicialmente a favor? Porquê? Eram ignorantes, estavam a dormir ou havia interesses a defender? De quem e porquê?

CÃO: Oxalá que o Novo Ano não nos traga mais dissabores do que o último. Já fizemos sacrifícios exagerados. O famoso défice está mais ou menos controlado o que já era necessário há muitos anos. Os «não-favorecidos» sufocam cada vez mais.
PINCHA:
Sim. Era necessário. Mas não se fazia pelo menos a partir da criação do «monstro». Lembro-me que o pai do monstro garantiu que em pouco mais de 4 anos iríamos ter um nível de vida mais ou menos equivalente ao da Europa. Naquele momento, não me apercebi que estava a falar na «cauda» à qual pertencemos há mais de meio século. No mandato seguinte «deixei-o trabalhar» até que resolveu tentar ser o «avô do monstro», mas não conseguiu de imediato.

CÃO: E que tal o achas agora?
PINCHA:
Bom, quando não disparata, de vez em quando, como agora. Mas para o que foi e o que é, vai uma grande diferença para melhor!

CÃO: Então estamos «safos»!
PINCHA:
Nem por isso. A economia vai dar muito que falar e não são as taxas de juro, os «avais» aos bancos e as «obras directas» do Sócrates, sem qualquer concurso, que irão resolver a situação. Podem piorá-la e muito mais do que agora.

CÃO: É o que se passa também com os reformados «inválidos para o Estado» e que são reciclados de seguida para as instituições quase públicas, provavelmente, sem tantos cartões de crédito!
PINCHA:
Boa técnica. Aqui não existe caça à multa! Disso falaremos mais tarde. Hoje já não posso mais. É o cansaço do ano 2009.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperemos que o ano novo não traga surpresas com o Freeport!